SINDICATOS DA SAÚDE UNIDOS

Em protesto contra as péssimas condições de saúde no ABC

Os problemas enfrentados pelos trabalhadores(as) da saúde no ABC são tantos que acabaram por provocar um fato histórico na manhã desta segunda-feira, quando se reuniram representantes do SindSaúde ABC, do Sindacs (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo) e do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo André).

“Constatamos que temos pautas em comum, já que quem paga os trabalhadores são as prefeituras, através da Fundação do ABC”, disse Almir Rogério “Mizito”, presidente do SindSaúde ABC, que sediou o encontro.

Na última quinta-feira (12/09), assembleia realizada na sede do SindSaúde ABC decidiu pela greve a partir de amanhã (terça, 17/09). O movimento foi denominado de “greve pipoca”, pois pode “estourar” a qualquer momento, em qualquer unidade de saúde (que pode ser hospital, Unidade de Pronto Atendimento, Unidade Básica de Saúde etc.).

No mesmo dia e por motivos semelhantes, os agentes comunitários de saúde decretaram estado de greve (etapa que antecede a efetiva paralisação) em assembleia extraordinária.

Já os servidores municipais de Santo André, por sua vez, aprovaram o Aviso de Greve no início do ano, quando deflagraram a Campanha Salarial. Os motivos também são parecidos, já que a Prefeitura não cumpre o Acordo Coletivo de Trabalho.

Diante dos fatos, o Sindacs e o Sindserv declararam-se solidários à greve decidida no SindSaúde ABC. Ao longo desta semana, dirigentes sindicais das três entidades estarão percorrendo locais de trabalho para informar trabalhadores e população.

Mobilização dia 24 – Também estarão convocando os trabalhadores para o Dia de Mobilização da Saúde, marcado para o próximo dia 24, terça-feira, às 9h, no Paço Municipal de Santo André.

Nesse dia as categorias vão protestar não só pelas questões salariais, mas também pelas péssimas condições de trabalho, que não permitem que os profissionais prestem um atendimento de qualidade à população.

Via: Sindsaúde ABC