O SINDACS

Função social do SINDACS:

O Sindacs foi constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos Agentes Comunitário de Saúde na base territorial das cidades da região metropolitana de São Paulo.

São deveres do Sindicato:

  • Colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social;
  • Manter serviços de assistência jurídica para os associados e, na justiça do trabalho, para os integrantes da categoria;
  • Promover a conciliação nos dissídios de trabalho;

A História do SINDACS:

No início grande parte dos agentes de saúde eram representados pelo SAAE ABC (Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do ABC), entidade que não conhecia as funções dos ACSs e sem condições de defesa dos direitos da categoria, os acordos que o SAEE realizava não contemplavam os profissionais da saúde e desta forma os ACS.

 

Com muitas dificuldades, um grupo de ACS de Santo André, se junta para lutar por seus direitos, nomes como Fabio Bandeira, Rodrigo Rodrigues e Elaine Regina Coli se unem para criar a primeira base de resistência e unir a classe trabalhadora dos ACS no grande ABC.

 

Em comum os três tinham o desejo de desenvolver um meio de comunicação entre trabalhadores e empregadores. Logo no primeiro diálogo com os empregadores percebem que seu objetivo não seria cumprido sem a existência de uma entidade sindical comprometida com as causas da categoria.

 

Isto possibilitou que começassem a entender os processos de comunicação entre empregadores e empregados, o que os levou a procurar um sindicato que os representasse. Como primeiro passo, entram em contato com a CUT (Central única dos Trabalhadores) e conhecem o Sindsaúde ABC, o Acs Fabio Bandeira é convidado a ocupar espaço na diretoria como estratégia para organização da categoria e exercer ações sindicais, nesta época os ACSs foram filiados ao Sindsaude ABC.

 

Diante das dificuldades, fiou evidente a necessidade de criar um sindicato específico da categoria, novos companheiros começaram a participar de diversas reuniões, Companheiros como Estela, Maria José, Valter, Daniel, Jean, Angélica, ACS de regiões como Diadema, São Bernardo, Guarulhos e etc.
Com o apoio da CUT, dos sindicatos cutistas na região, e da categoria, criam um sindicato próprio, o SINDACS (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de SP), No dia 12 de dezembro de 2009 é aclamada a primeira assembleia da categoria com centenas de ACSs apoiando o ato de criação, forma-se então a primeira diretoria do SINDICATO dos AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (SINDACS), instalado na SUBSEDE da CUT ABC, contando com o apoio imprescindível do Coordenador Regional da CUT, Cladeonor Neves.

 

Após, um ano de lutas, no ano de 2010, o grupo apoiado pela categoria recebe a autonomia plena de suas ações, desligando-se formalmente do SINDSAÚDE ABC, em Assembleia realizada em SBC, no primeiro domingo de dezembro de 2010.

 

Sua documentação junto ao Ministério do Trabalho foi publicada no dia 25 de julho de 2011. Para assim conseguirem a representação plena junto aos órgãos patronais e o reconhecimento do Ministério do trabalho.

 

OBS: Fique atento, o SINDACS é o único representante dos ACSs na Região, não se deixem enganar por falsos representantes.