Seminário de Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde

O Sindacs realizou na manhã do dia 03 de outubro no Espaço de Formação do Sindicato dos Bancários do ABC o 1º Seminário de Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde por ocasião do Dia Nacional dos ACSs instituído em 04 de Outubro de 2007.

O seminário teve como objetivo discutir questões que são especificas da categoria e contou com a participação de Psicólogos do consultório Elabore conveniados com o Sindacs, do Diretor do Simpsi e presidente da FETSS Rogério Gianini e também do coordenador da Subsede da CUT ABC, Diretor do Sindicato dos Químicos e Presidente do Conselho Municipal de Saúde de SBC José Freire abordando as questões relacionadas a saúde do trabalhador.

Paulo Freire

O evento teve início com um delicioso café da manhã e em seguida foi feita uma apresentação que resgatou toda a história da promoção de saúde, desde a segregação dos leprosos em leprosários antes de Cristo e os estudos de Hipócrates (pai da medicina), percorrendo a Idade Média, Renascentismo, Pós Revolução Industrial e Urbanismo até o Sanitárismo chegando aos dias de hoje com as primeiras experiências dos Agentes Comunitários de Saúde e as Legislações brasileiras a seu respeito.

A apresentação foi feita pelo diretor de Saúde do Trabalhador Ronaldo Lopes e contou com a participação do Palhaço Mostarda (Marcio Alê Rocha) da Zazarte Produções Eventos e Projetos, que fez uma intervenção Lúdica tornando o tema mais alegre e dinâmico.

Após a apresentação o Presidente do Sindacs, Rodrigo Rodrigues mediou as falas dos palestrantes que ao final interagiram com os participantes respondendo sobre os respectivos temas abordados.

A direção do Sindacs pretende promover novos encontros e atividades que visam à valorização desta categoria que tem um papel importante na construção de Políticas Públicas.

Download da Apresentação: CLQUE AQUI!