Outubro: mês do Agente Comunitário da Saúde

Outubro: mês do Agente Comunitário da Saúde

“É com muito orgulho que venho me pronunciar a todas e todos Agentes Comunitários de Saúde, a frente deste Sindicato que tanto tenho Orgulho de participar, pois o Sindacs é feito de Agentes para Agentes. Como Agente Comunitário que sou, venho parabenizar a todos nós, que contribuímos muito com a Saúde Pública de nossas Cidades e do País.”

 

Em outubro, celebramos o Dia Nacional de nossa categoria, guerreiras e guerreiros que enfrentam várias dificuldades no seu dia a dia de trabalho e que ficou ainda mais evidente neste ano tão difícil a todos nós profissionais de saúde. Junto à população global, fomos expostos a essa pandemia causada pelo Covid 19, que de forma perversa nos acometeu e chegou nos níveis mais insuportáveis já imaginados, que nos esgotou, maltratou, nos adoeceu, nos fez chorar por inúmeras perdas.

Em meio a toda essa dor e dificuldade, nossa categoria não fraquejou, foi a luta contra o inimigo invisível, com todas as suas forças ,em meio a todos as dificuldades colocadas, superando a falta de respeito e consideração, em muitos momentos sofrendo preconceitos, mas que não se deixou abater e com garra realizou seu trabalho de “Agente”, aquele que faz acontecer.

Por isso e por outras milhões de razões, o que posso dizer é Parabéns a todas e todos “Agentes”.

O Sindacs não poderia deixar de dizer que além de todas as dificuldades enfrentadas este ano, continuamos sendo atacados por correntes elitizadas que a todo momento ameaçam nossos direitos conquistados.

Infelizmente a reforma trabalhista não foi suficiente, mesmo dando mais direito ao patrão do que a nós e nos colocando a aceitar condições cada vez mais difíceis de trabalho, agora temos também a reforma da previdência, que nos tirou o direito de sonhar com uma aposentadoria digna, e infelizmente todos esses ataques ideológicos estão longe de terminar. O Sindacs, através de todos seus membros, luta todos os dias para que nenhum direito nos seja tirado.

Essa luta é de todos nós Agentes e nesse mês que tanto representa para nossa profissão, venho pedir a vocês guerreiras e guerreiros, participem, ocupem todos os espaços possíveis, acreditem, e lembrem-se que temos eleições este ano, procurem nas suas cidades candidatos ACSs e elejam Agentes como a gente. Nós podemos fazer a diferença no espaço que ocupamos.

Orgulho é o que tenho por ser agente.

 

Presidente Rodrigo Rodrigues Costa