Organização por Local de Trabalho – OLT

O QUE É OLT?

As Organizações por Local de Trabalho são um mecanismo previsto no estatuto do SINDACS para viabilizar a articulação das trabalhadoras e dos trabalhadores ACS dentro das Unidades de Saúde, buscando coletivamente encontrar caminhos possíveis para resolver as problemáticas que surgem nas relações de trabalho. Sua criação depende da organização de um roteiro de visitas nas unidades de saúde onde realiza-se uma reunião com os ACS explicando o funcionamento e pactuando o compromisso de indicarem quem será o seu representante da unidade a compor o grupo de WhatsApp com representantes de todas unidades da cidade, mediados por diretores do sindicato que diariamente estão à disposição em tempo real para interagir com as ocorrências levadas até o coletivo.

PARA QUE SERVE?

Desde de formação as OLT’s têm mostrado a importância da comunicação entre os ACS, que através de reuniões mensais e grupos de WhatsApp por unidade organizados/mediados pelo SINDACS podem estabelecer pontes. Articulando informações de todas unidades de saúde do município, levantando-se demandas e trabalhando as possíveis causas, tudo isso de maneira horizontal e organizado para que o ACS possa trazer com sua propriedade os problemas e soluções vividas no seu dia a dia de trabalho!

EXEMPLOS PRÁTICOS!

Um exemplo claro da importância da OLT foi que, nesse momento pandêmico que estamos passando, os grupos pipocaram diariamente com as situações vividas em relação a Equipamentos de Proteção Individual (EPI), contágio por COVID-19 e a preocupação em construir uma nova rotina de trabalho adaptada às condições impostas pelo Vírus.

AÇÕES CONCRETAS!

Tem sido fundamental ouvir os ACS e pautar junto às administrações das cidades a garantia da segurança de nossos profissionais, promovendo desde formulários internos do SINDACS para registro de ACS infectados e doações de EPI’s (Máscara TNT e Escudo facial) nas 35 cidades da região metropolitana de SP onde temos representação e ACS trabalhando. Foi feita uma verdadeira caravana da saúde para levar proteção a nossa categoria, pois nesse momento tão delicado cabe aos diretores sindicais estarem ao lado dos trabalhadores auxiliando no exercício da nossa profissão!

“VOLTA PARA BASE” (Mano Brown)

Orientamos a todas e todos os ACS que pertencem a nossa base e ainda não possuem OLT em sua cidade que possam se juntar ao maior número de ACS possível e entrar em contato conosco pelo chat disponível em nossa Página do Facebook ou Sede Digital (Site) para solicitar a presença do sindicato na sua cidade e iniciar o processo de organização da sua OLT!

Juntos somos mais fortes!

VEJA MAIS:

OLT – Organização por Local de Trabalho