O ACS faz tudo?

O ACS faz tudo?

Quantas Fichas, Relatórios, Boletins, voocê preenche por dia?

Em reunião na Secretaria de Saúde, com a Secretária Dra Ana Cristina Kantzos, também com as presenças do Diretor do DAIS, da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Chefias Técnicas das 04 Regionais de Saúde.
Uma das pautas dialogada foi, o grande número de formulários, fichas, boletins, que os ACSs tem que preencher diariamente, constatado nas visitas às UBSs, realizadas pela Diretora de Base Lilia Arruda.
A cada local visitado, se deparava com cada vez mais fichas, diferentes dos locais visitados anteriormente.
Modelos que as informações se repetem e não podem ser transcritas para o sistema, por não haver compatibilidade.
Apresentado à Secretária Dra Ana Cristina, imediatamente reconheceu mais da metade, ser o preenchimento de competência de outros profissionais da equipe e não do Agente Comunitário de Saúde.
Neste momento, o Sr Paulo Moraes, diretor do DAIS, padronizou os modelos que serão preenchidos pela categoria, nas 48 UBSs com ESF do Município e, que seria elaborado memorando para comunicar os locais.
A partir, de então, as fichas são:

1. Ficha de Cadastro Individual – E-SUS.
2. Ficha de Cadastro Domiciliar – E-SUS.
3. Relatório de Visita Domiciliar e Territorial – E-SUS.
4. Relatório de Visita – ACS.
5. Roteiro de Orientação Preventiva da Dengue, Chikungunya, Zika. Assinatura do Municípe. Facultativa.
6. Boletim de Atividades Vigilância e Controle.

* Imagens no final desta publicação.

O Sindicato entende que ainda permaneceu uma quantidade grande fichas, o material adequado para o trabalho é o Tablet.
E reconhecemos que o Boletim de Atividades Vigilância e Controle é de competência do Departamento de Vigilância em Saúde, que através de sua Diretora Sra. Valeska Aubin, Assume o compromisso de verificar e trazer devolutiva do assunto.
O Sindicato, cobrou a secretária quanto os TABLETs, que tem paracer do Conselho Municipal de Saúde, favorável à compra a mais de 01 ano.
A secretária, também, reconhece a necessidade e importância deste material, para desenvolvimento e trará mais agilidade, qualidade e produtividade no trabalho dos ACSs.
Informou que, toda a Atenção Básica, e importância deste material, para desenvolvimento e trará mais agilidade, qualidade e produtividade no trabalho dos ACSs.
Informou, que toda a Atenção Básica, receberá computadores e, nos próximos dias iniciaria a fase de infra estruturas para adequação e implantação.
Quanto aos TABLETS, segundo a secretária, está cogitado para o 3° Ciclo desta programação, com tratativas de licitação para aquisição prevista para o final deste ano.