“NÃO TIRE A SAÚDE DA FAVELA”

“NÃO TIRE A SAÚDE DA FAVELA”

04 | OUTUBRO
Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Hoje recebi a notícia bem cedo: Crivella vai cortar R$ 400.000.000,00 (Quatrocentos Milhões de Reais) do orçamento da Saúde da Família e as O.S. (Organizações Sociais Responsáveis pela gestão das clínicas) já avisaram que haverá cortes.

Que notícia! Justamente no dia do ACS. Ao invés do ACS ser condecorado por reduzir a mortalidade infantil recebe uma ameaça de desemprego. Como comemorar assim? Como me alegrar sabendo que a dona Maria, o Davi, o Théo (este que está nos meus braços), o seu Carlos, o seu Antônio, e tantos outros pacientes poderão ser prejudicados com esta política covarde de Saúde?

Comemorar o quê?

Faltando alguns dias para as eleições, vejo ACS apoiando um certo candidato fascista, o “Coiso”, aquele do #EleNão, que pretende governar para a elite rica e fuzilar a favela, que tem em seu plano de governo acabar com os Agentes Comunitários.

Como se alegrar vendo a própria categoria omissa, desunida, buscando caminhos de divisão? Não são as famílias que existem por causa dos ACS e sim os ACS existem por causa das famílias!

Neste Dia, o que fazer? Comemorar ou Resistir? Não tenho muito o que comemorar, mas firmo aqui mais uma vez meu compromisso com todas as famílias que acompanho, mesmo com a avalanche de demandas que temos, e tento dar a atenção necessária, ainda que muitas vezes seja só para sentar e ouvir. Vocês são a razão de não desistirmos da luta! Vai ter luta! O grito: “NÃO TIRE A SAÚDE DA FAVELA!” Continuará ecoando!

Parabenizo a todos os ACS que realmente lutam incansáveis para abrir as portas do SUS para quem mais precisa! Tmjt favela! Tmjt família!

Via: Fábio Monteiro