Entrevista do presidente Rodrigo a EPSJV/ Fiocruz!

Confira a entrevista do presidente do SINDACS SP, Rodrigo Rodrigues Costa a EPSJV/Focruz.

🎧 Nesse Policast falamos sobre o primeiro nível de contato do Sistema Único de Saúde com o cidadão. Problemas em algumas cidades brasileiras tem deixado quem acompanha o assunto de perto com uma dúvida: afinal, para onde caminha a Atenção Básica hoje?
Há cerca de oito meses, mais precisamente em novembro de 2018, o Portal EPSJV/Fiocruz publicou uma matéria do repórter Andre Antunes que falava sobre uma crise anunciada na saúde. Na época, o Rio de Janeiro, estava instaurando um plano que previa a demissão de mais de 1.400 trabalhadores da atenção básica. Desde então a situação vem se agravando segundo Mariana Nogueira, professora-pesquisadora da Escola Politécnica da Fiocruz, que também é representante na Câmara Técnica de Atenção Básica do Conselho Nacional de Saúde. Com o novo plano apresentado pela Prefeitura, os agentes comunitários de saúde, por exemplo, não terão mais a gratificação por terem feito a formação profissional, como anteriormente.
Em São Paulo a situação não é diferente. Rodrigo Rodrigues Costa, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo. O ABC Paulista é a região mais afetada. Em Minas Gerais o problema persiste. As contratações são precárias para todos os trabalhadores da saúde, segundo Lionete Santos Pires, representante do Sindicato Único dos trabalhadores da saúde de Minas Gerais (Sind-saúde).