Dia Nacional do ACS e ACE!

O4 de Outubro Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Nós, ACSs, somos um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde. Somos aqueles que fortalecem o vínculo entre serviços da Atenção Básica de Saúde e a comunidade.

A Estratégia Saúde da Família é definida pelo Ministério da Saúde como o melhor e mais eficaz modelo de abrangência da população à saúde.

Estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas e promoção da saúde é uma das mais importantes atribuições do Agente Comunitário de Saúde.

Nenhum outro profissional do SUS atua tão próximo a população como nós.

Somos aqueles que sentimos de uma maneira bem próxima todos os problemas que afligem a comunidade onde atuamos, somos aqueles que também comemoram com esta mesma comunidade quando problemas são resolvidos para melhorar a qualidade de vida de todos, afinal, nós somos a comunidade.

Temos consciência que nem sempre somos valorizados e que matamos um leão por dia para mostrar nossa importância, nosso valor à comunidade e aos governantes. A nossa valorização precisa começar por nós mesmos. É necessário que tenhamos consciência que apesar das dificuldades fazemos parte de um sistema que exige profissionalismo e dedicação não só de nós ACSs, mas de todo profissional de uma estratégia que necessita de experiências exitosas para continuar na batalha, para nos dar ânimo. Nossa luta é árdua, é constante.

Somos profissionais de valor,

Isso ninguém pode negar,

Nós fazemos a diferença,

Doamos até nosso olhar

Atitude não nos falta,

Criatividade também não

Somos gente, somos agentes, somos parte da nação

O SINDACS-SP agradece a todos os ACS’s e ACE do Brasil, por fazer a diferença na vida de tantas pessoas que às vezes nem “agente” sabe o quanto.

Escrito por: Maria José de Carvalho Julião, agente comunitaria de saúde em Santo André SP.

04/10/2019