Avante, ACSs de Embu das Artes!

Hoje (06) ocorreu a primeira reunião entre: a Comissão Permanente dos Agentes Comunitários de Saúde de Embu das Artes em defesa dos ACSs e do SUS, Secretaria de Saúde na pessoa do secretário de saúde Sr. José Alberto Tarifa, CEJAM representada pela senhora Bruna e os diretores Rodrigo, Maria José e Cristiane representando os SINDACS SP.

Conforme combinado na última reunião a cada dois meses será realizada a “Mesa Permanente de Negociação em defesa do ACS e do SUS”, o próximo encontro já ficou agendado para a segunda semana de janeiro de 2019.

Abordamos todos os temas relacionados a condições e relações de trabalho a exemplo: atestados, folha de ponto, atrasos diversos ( salários, VR e VA) e principalmente a falta de uniformidade no que diz respeito ao cumprimento das cláusulas da Convenção Coletiva em vigência.

No momento cada unidade “inventa” a sua cláusula. Neste sentindo o secretário de saúde e a representante da CEJAM, comprometeram se, solucionar cada questão denunciada.

Todas as questões levantadas são de suma importância.
Porém, a mais desconcertante são os atrasos de salários, VR e VA.

Acordamos que mesmo que a o contrato entre as partes não for pago em sua totalidade os salários dos ACSs, será priorizado.

Outra questão importante e o preenchimento das fichas em demasia, desta forma ficamos internos nas unidades e assim, fica descaracterizado o trabalho de promoção á saúde, onde o ACS em seu ambiente natural realiza visitas domiciliares, levantamentos de dados e grupos diversos.

A solução apresentada é a implantação do sistema de informação com a implantação do “tablet”.

Salientamos que a reunião foi excelente e estamos no rumo certo!

Avante, ACSs de Embu das Artes!

Juntos Somos Mais Fortes.