A FORÇA DA CATEGORIA VENCEU NOVAMENTE

Depois de inúmeras batalhas no Congresso Nacional a categoria dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias organizada junto a Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias – FENASCE, conseguiram mais uma vez vencer a traição do Presidente Michael Temer.

Depois de enganar a categoria fazendo uma convocação para um verdadeiro “circo”, e usando algumas lideranças sindicais para o então presidente da República Michael Temer prometer o reajuste do piso salarial dos ACE e ACS por meio de uma Medida Provisória uma vez que não se podia fazer Projeto de Lei devido a intervenção militar do Rio de Janeiro, Temer surpreendeu até os que puxaram o grito de “fica Temer”, ao vetar os artigos da MP 827/18 de sua própria autoria e que reajustava de forma escalonada o piso dos agentes.

Porém a categoria não se deu por vencida e foi a luta em busca de seus interesses, o que culminou com a derrubada dos vetos em uma seção conjunta entre deputados federais e senadores na tarde dessa quarta-feira (17).

A FENASCE esteve presente e comemorou junto a categoria mais essa importante vitória. A emoção tomou conta de todos e todas quando o presidente da Câmara Federal Eunicio de Oliveira revelou que os vetos tinham sido derrubados.

Apesar de todo esforço da Confederação Nacional dos Municípios – CNM articular de gabinete em gabinete pedindo a manutenção dos vetos e de a votação ter ocorrido de forma secreta, ou seja, por meio de cédula, os vetos foram derrubados.

O Presidente da seção Eunicio Oliveira cumpriu o que tinha acordado que era de colocar em votação a derrubada dos vetos na frente de outros 31 vetos, votando primeiro o veto 32 que é o veto em questão.

Para o presidente da FENASCE, Luís Cláudio, apesar de ser sim uma vitória grandiosa ainda não podemos dar por encerrada a batalha, Luís Cláudio admite que fazer cumprir nos mais de 5 mil municípios brasileiros e fazer essa conquista chegar no bolso dos agentes é uma luta tão árdua quanto a essa que travamos para derrubar os vetos.

A FENASCE conclama aos sindicatos nos estados e municípios a levantar essa bandeira e garantir o cumprimento da lei aprovada hoje.

Via: FENACSE/CUT