04 de Outubro 2019!

04 de Outubro 2019!

O4 de Outubro Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Nós, ACSs, somos um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde. Somos aqueles que fortalecem o vínculo entre serviços da Atenção Básica de Saúde e a comunidade.

A Estratégia Saúde da Família é definida pelo Ministério da Saúde como o melhor e mais eficaz modelo de abrangência da população à saúde.

Estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas e promoção da saúde é uma das mais importantes atribuições do Agente Comunitário de Saúde.

Nenhum outro profissional do SUS atua tão próximo a população como nós.

Somos aqueles que sentimos de uma maneira bem próxima todos os problemas que afligem a comunidade onde atuamos, somos aqueles que também comemoram com esta mesma comunidade quando problemas são resolvidos para melhorar a qualidade de vida de todos, afinal, nós somos a comunidade.

Temos consciência que nem sempre somos valorizados e que matamos um leão por dia para mostrar nossa importância, nosso valor à comunidade e aos governantes. A nossa valorização precisa começar por nós mesmos. É necessário que tenhamos consciência que apesar das dificuldades fazemos parte de um sistema que exige profissionalismo e dedicação não só de nós ACSs, mas de todo profissional de uma estratégia que necessita de experiências exitosas para continuar na batalha, para nos dar ânimo. Nossa luta é árdua, é constante.

Somos profissionais de valor,

Isso ninguém pode negar,

Nós fazemos a diferença,

Doamos até nosso olhar

Atitude não nos falta,

Criatividade também não

Somos gente, somos agentes, somos parte da nação

O SINDACS-SP agradece a todos os ACS’s e ACE do Brasil, por fazer a diferença na vida de tantas pessoas que às vezes nem “agente” sabe o quanto.

Escrito por: Maria José de Carvalho Julião, agente comunitaria de saúde em Santo André SP.

04/10/2019