Você sabe o que é Outubro Rosa?

Você sabe o que é Outubro Rosa?

Ooutubro Rosa é um movimento internacional que visa a conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente, de câncer de colo do útero.
No Brasil o primeiro sinal de simpatia pelo Outubro Rosa aconteceu em outubro de 2002, quando o movimento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera (SP), foi iluminado de rosa. Desde outubro de 2008 o movimento ganhou mais força em várias cidades brasileiras, onde estas são iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde daqueles que podem desenvolver câncer de mama – uma vez que pessoas transsexuais e transgêneros também podem ser acometidas pelo câncer de mama e de colo do útero, reforçando a importância da prevenção e conscientização sobre a doença.

Por este motivo, as equipes multiprofissionais que compõem a Estratégia Saúde da Família (ESF) promovem atividades anuais durante todo o mês de outubro voltadas para a prevenção do câncer de mama, que quando diagnosticado em fase inicial a possibilidade de cura ultrapassa 95%. Justamente nessas atividades de conscientização, o Agente Comunitário de Saúde tem papel fundamental no alerta, tanto das pessoas com as quais se trabalha, quanto dos beneficiários do SUS, para que estes façam os exames necessários em sua Unidade da Saúde.

Devido a pandemia do novo Coronavírus, muitos exames foram desmarcados, podendo afetar diretamente os pacientes no futuro. Segundo uma recente revisão publicada na revista científica Cancers, estima-se que a realização de mamografia de rastreamento é um caminho para diminuição da mortalidade de câncer de mama em até 33%. Também no Medscape Oncology é chamada a atenção para o seguinte questionamento: as restrições ocasionadas pelo Coronavírus levarão a um maior número de casos avançados de câncer?

Enquanto Agentes Comunitários de Saúde, nosso trabalho precisou se adaptar em meio a covid-19 e, desta forma, ganhou ainda mais relevância. Somos mais de 300 mil profissionais por todo o Brasil na linha de frente junto a muitos outros, trabalhando nas campanhas, para que ocorram da melhor forma. Alertamos a importância de se manter os exames de rotina e de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, tomando as devidas precauções de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais do que nunca, precisamos vigiar nossa saúde, principalmente reconhecendo as condições em que estamos vivendo.