INFORMATIVO: Campanha Salarial e Acordo Coletivo 2024 em São Bernardo do Campo

O SINDACS se reuniu ontem (05/06/2024) com a Secretaria de Saúde e Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho 2024. A FUABC assinou o Acordo já cumprido em Santo André, destacando que sempre foi aplicado pelos dois municípios.

Diante desse impasse, solicitamos a reunião. O Secretário informou que o município enfrenta dificuldades financeiras, afetando o orçamento da Saúde, especialmente após o Governo do Estado não enviar o aporte anunciado.

No entanto, foi garantido o reajuste do Vale Alimentação para R$ 235,42 e do Vale Refeição para R$ 617,10, totalizando R$ 852,52, correspondendo a um aumento de 15%, conforme a proposta aprovada na Assembleia. Foi mencionada a impossibilidade de fornecer o Convênio Médico (isenção) para os novos ACS’s contratados no último processo seletivo. Foi orientado que esses trabalhadores utilizem a Medicina Ocupacional para o pronto atendimento, juntamente com fisioterapia e psicologia, além das UPA’s e UBS’s para consultas eletivas. Esclarecemos que esse assunto será discutido novamente no próximo Acordo Coletivo.

Assim, encerramos com sucesso nossa campanha salarial de 2024, avançando mais uma etapa em nossas lutas por melhores condições de trabalho e salário para nossa categoria. Maiores detalhes serão fornecidos na reunião OLT em 21/06/2024.