Trabalho da ACS Marcela de Ribeirão Pires, pôde fazer a diferença na vida de uma famílias no Rio Grande do Norte

Trabalho da ACS Marcela de Ribeirão Pires, pôde fazer a diferença na vida de uma famílias no Rio Grande do Norte

Esta mensagem foi enviada por uma filha que não tinha notícias do pai há 24 anos e o trabalho da ACS Marcela pôde fazer a diferença na vida desta famílias.

 

“Venho por meio deste e-mail expressar a minha imensurável gratidão à equipe responsável pelo trabalho realizado na Unidade Jd. Luzo. Especialmente em nome da Agente Comunitária de Saúde Marcela e o diretor Edi.

Suponho que todo exercício realizado pelos profissionais nessa unidade de atendimento esteja devidamente reconhecido, dada a dimensão que atinge ao acolher as pessoas mediante assistência à saúde e diversas outras necessidades, pelas quais, os sujeitos que compõem esse território buscam e muitas vezes são buscados.

Creio também, que para além de toda assistência prestada a esses indivíduos, um pouco de dignidade humana é devolvido a eles, considerando suas realidades, muitas vezes de extrema vulnerabilidade. Menos importante ainda seria dizer que cada uma dessas pessoas possui suas histórias e pessoas a quem elas são importantes, e assim, todo apoio prestado nunca os atingem de forma isolada. Nesse sentido, para melhor compreender a dimensão que o trabalho e dedicação desses profissionais alcançam, gostaria de contar de forma resumida, um pouco da minha história.

Moro no interior do Rio Grande do Norte, numa cidade chamada Frutuoso Gomes. Eu tinha exatos 3 anos de idade quando meu pai foi embora para São Paulo, motivado pelo desejo de encontrar melhores condições de vida, mas, sua existência tomou outros rumos e nunca mais recebemos notícias a seu respeito.

Vivi toda minha juventude tentando encontrá-lo. Escrevi cartas para programas, acessei sites, pesquisei informações, mas nunca consegui descobrir nada. Sempre ouvi da minha mãe, que ele fora um bom homem, honesto, trabalhador, humilde e parecia um castigo eu não poder fazer parte disso.

Confesso que muitas vezes pensei que talvez esse dia nunca chegasse, mas um sentimento surgia dentro de mim e renovava as esperanças. Sem possuir condições financeiras, muitas vezes, procurar por ele se resumia numa prece de que o bom Deus o protegesse e me desse a oportunidade de um dia conhecê-lo.

24 anos se passaram até que o dia mais aguardado chegou. Recebi um vídeo do meu pai agradecendo a notária por ter encaminhado uma documentação para renovação do registro e isso só foi possível pelo trabalho da ACS Marcela, mediante exame cuidadoso, localizou o cartório através da documentação já antiga, entrou em contato e nos concedeu a oportunidade de encontrá-lo.

Ainda em êxtase, abraço esse momento com muito carinho e de forma extremamente agradecida e reitero o excepcional trabalho desenvolvido pelos profissionais desta unidade, que de forma conscienciosa e humana cumprem seu ofício com prestigiosa responsabilidade.“