APESAR DE VOCÊ…

“Amanhã vai ser outro dia, amanhã vai ser outro dia”…

A canção atemporal do Chico Buarque nos inspira a seguir na luta e continua reverberando nos dias atuais e nos faz vislumbrar uma categoria forte e organizada.
Esta é a nossa missão!

Seguimos em frente, juntamente com a base trabalhadora das 38 cidades da região metropolitana que o Sindacs SP representa.
Ano de 2017

Agenda agitadíssima: nesse ano ocorreram as tratativas para a aprovação da Reforma Trabalhista, Lei 13.467, 13 Julho de 2017.
No âmbito da Atenção Primária, aconteceram também as tratativas de reformulação da Política Nacional Atenção Básica (PNAB), também aprovada através da Portaria 2436 de 21 de Setembro de 2017.

Em ambas as agendas toda a direção do Sindacs SP se colocou no debate de forma firme e contundente, juntamente com a sociedade civil organizada, Universidades, Fundações (Fiocruz), Partidos Políticos, Centrais Sindicais, Conselho Nacional de Saúde, diversas entidades ligadas a defesa do SUS, moradia, educação, defesa das mulheres, idosos, aposentados, trabalhadores sem teto, e fizemos o debate de forma exaustiva.

Apesar de toda a luta, sabemos o resultado de ambas as agendas.

O que mais temíamos ocorreu na semana do dia 04 de outubro de 2017 e nos meses posteriores.

Enquanto, comemorávamos o Dia Nacional do Agente de Saúde, foram demitidos em torno de 200 Agentes Comunitários de Saúde de Santo André e São Bernardo do Campo.
O resultado foi instantâneo após à aprovação da “Nova PNAB”. A nível ministerial a exemplo dos dias atuais, o aparelhamento do estado era evidente, o “ministro engenheiro”, Ricardo de Barros, a exemplo do atual “ministro da logística militar”, Pazuello, só cumpria ordens de uma plano mais elaborado, a fim de cumprir o projeto do “desgoverno”.
Nós sabíamos que viriam dias de lutas, e assim foi, como diz o escritor Gonçalves Dias:

(…) a vida É luta renhida: Viver é lutar.

Não deixamos de lutar em 2018, 2019, assim como temos lutado em 2020, pelas reintegrações, insalubridades e para assegurar direitos de todos os ACSs.