OLT – Organização por Local de Trabalho

Organização no Local de Trabalho (O.L.T)

A organização de uma categoria deve se iniciar no espaço entre os trabalhadores e o capital: no local de trabalho, conscientizando-os para as lutas de classe.
Uma nação somente exercera a democracia em sua plenitude se houverem grandes instituições fortes o bastante para que á mesma seja exercida principalmente nas relações de trabalho.
Portanto, a liberdade sindical e a representação dos trabalhadores nos locais de trabalho devem ser vistos como efetivos instrumentos de consolidação da democracia nessas relações.
Pensando nisso o Sindacs propõe a formação de O.L.T’s, elegendo representantes em todas as Unidades Básicas de Saúde que tenham trabalhadores ACSs, para que estes possuam uma efetiva representação perante sua chefia imediata e seja o elo da categoria no local de trabalho com a diretoria do Sindicato.

Algumas atribuições dos representantes de UBS’s:

1. Incentivar e participar do processo de organização da categoria;
  2.  Esclarecer dúvidas da categoria em seu local de trabalho;
  3.  Informar a Direção através de relatórios à situação trabalhista vivenciada pela categoria do seu local de trabalho;
  4.  Apresentar por escrito a Direção às reivindicações da categoria do seu local de trabalho;
  5.  Informar para a categoria do seu local de trabalho os encaminhamentos e deliberações da Direção Executiva;
  6.  Promover campanha permanente de filiação.