Formação dos Trabalhadores ACS

O Agente Comunitário de Saúde é elo entre a Unidade de Saúde e os cadastrados, é um educador na comunidade e garante um Sistema Único de Saúde mais humano, respeitoso e digno para todos.
As principais atribuições do profissional ACS é a promoção da saúde e prevenção de doenças aos usuários do Sistema Único de Saúde, portanto sua formação deve prepara-lo para desenvolver ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, conforme as diretrizes do SUS e sob a supervisão do gestor local, e deve ser baseada nos seguintes eixos:

Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Profissionalizar e certificar os ACS da estratégia saúde da família, de modo a qualificar sua atuação profissional, fortalecê-los enquanto categoria profissional e potencializar o seu papel no processo de transformação do modelo de atenção à saúde.

Educação Popular em Saúde (EPS)

Publicada em 19 de novembro de 2013, propõe metodologias e tecnologias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS.

Educação Permanente em Saúde (EPS)

É uma proposta ético-político-pedagógica que visa transformar e qualificar a atenção à saúde, os processos formativos, as práticas de educação em saúde, além de incentivar a organização das ações e dos serviços numa perspectiva intersetorial.